Um pouco sobre mim

Miguel Sousa é conhecido pela sua vontade em mudar a imagem da música erudita que tem sido vista como difícil de perceber e só destinada para alguns públicos Este objectivo tem definido a sua carreira, principalmente com os concertos comentados que tem desenvolvido. Nestes ele explica não só o contexto da obra e a história do compositor, mas também o olhar do pianista sobre a obra.

 

Miguel tem tocado um pouco por todo o pais mas também atuou em Inglaterra, Suécia e Itália.  Desde 2013, tem desenvolvido a sua atividade concertista nos EUA,  com maior intensidade em Michigan.

 

O repertório escolhido pelo pianista é variado. Desde os tradicionais Beethoven e Chopin, Miguel tem investido na investigação de compositores e obras menos conhecidos, como Nikolai Kapustin e Nino Rota. Os compositores portugueses não são esquecidos tanto nos seus recitais como em projetos de gravação: Carlos Seixas e Vianna da Motta fazem parte dos seus recentes projetos.

 

Miguel iniciou os seus estudos na Academia das Belas Artes Luísa Tódi em Setúbal. Em 2010 terminou a licenciatura na Universidade de Évora onde estudou com Elizabeth Allen e António Rosado.  Atualmente encontra-se a finalizar o mestrado em Piano Performance na Central Michigan University (EUA).

 

Tem colaborado com outros músicos em vários projetos de música de câmara como Rui Baeta (barítono), Ângela Silva (soprano), Eurico Cardoso (violino), Bruno Pires (trompete) , entre outras formações.

O seu trabalho tem sido reconhecido; foi laureado com uma menção honrosa na oitava edição do Concurso de Piano Lia Tortora em Itália e recebeu uma bolsa completa para estudar nos EUA.

Click to download my Curriculum Vita

 

  • w-facebook
  • w-youtube